Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Como evitar o efeito sanfona e perder peso de forma saudável

Postado em 12/07/2019



O Efeito Sanfona é como é popularmente conhecido o ganho de peso após a perda do mesmo. É aquela dieta onde você emagrece 2 kg numa semana e engorda os mesmos 2 kg na semana seguinte. Esse problema faz com que as pessoas desistam de fazer suas dietas, pois sentem que não estão conseguindo atingir seus objetivos. Para evitar um problema você precisa entender o que o causa.

 

Você sabia que a dieta que você segue pode estar causando isso em você?

Uma das principais causas (se não a maior) deste mal é a escolha por dietas que reduzem de forma brusca e exagerada a ingestão de calorias, ou seja, regimes que te fazem pular refeições, ou comer em quantidade insuficiente.

Sempre bom lembrar que DIETA NÃO É SINÔNIMO DE PASSAR FOME, você precisa se alimentar na medida certa com os alimentos ideais.

 

Quando você corta refeições e reduz drasticamente a quantidade de calorias consumidas, seu corpo tem uma diminuição de energia, afinal são as calorias que são nosso combustível para manter-nos ativos, isso diminui a velocidade de seu metabolismo. Uma mudança dessas realmente faz você perder peso muito rápido, mas não de forma saudável. O problema surge quando você volta à sua dieta normal, seu corpo pode não conseguir voltar tão rapidamente a ter uma velocidade normal no metabolismo, ou seja, você volta a comer mais e seu corpo está metabolizando menos. Com isso, você ganha peso ao invés de perder.

 

Importante você saber também que essa aparente perda de peso quando você corta as calorias bruscamente é, em geral, uma redução na massa muscular e na água do seu corpo, não uma perda de peso real e saudável.

 

1 – Tenha acompanhamento de profissionais especializados

Sempre que você decidir perder peso, busque a orientação de profissionais, nutricionistas, médicos e educadores físicos. Jamais faça uma dieta da moda ou exercícios por conta própria.

 

2 – Fuja de alimentos industrializados

Seu corpo precisa de alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, ou seja, comida de verdade.

 

3 – Se hidrate

Isso mesmo, a hidratação é parte fundamental no processo de perda de peso. Ela ajuda a manter a sensação de saciedade, seu estômago fica mais cheio e com isso você sente menos fome.

Além disso, um corpo bem hidratado ajuda os processos fisiológicos naturais a acontecerem de forma mais eficiente o que diminui a retenção de líquidos, inchaços e até a prisão de ventre. Com seu intestino funcionando melhor, você elimina as toxinas com maior eficiência, perdendo peso naturalmente.

 

Seguindo estes três passos básicos você verá como é possível perder peso de forma eficiente, fácil, saudável e até prazerosa.

O ASSIM SAÚDE deseja que você fique bem consigo mesmo, se alimentando de forma adequada e saudável.